Há dois tipos principais de caixas de passagem, os de embutir e os de sobrepor. Basicamente, os modelos de sobrepor podem ser facilmente visualizados e abertos, são amplamente utilizados na indústria. Geralmente são instaladas para facilitar a instalação de tomadas e conexões que sejam necessárias futuramente.
Quanto ao material, os modelos de caixa de passagem BRUM, são fabricados em ABS e possuem grau de proteção IP66, oferecendo grande proteção contra penetração de partículas sólidas e líquidas.
-
Para que serve uma caixa de passagem:
Agora que já sabemos o que é, veremos para que serve a caixa de passagem em uma instalação elétrica.
Esse é o equipamento responsável por assegurar a passagem e garantir o acesso às redes elétricas, de forma que a fiação se adapte ao ambiente da instalação e mantenha a organização e segurança do ambiente.
Essa caixa protege as terminações internas, evitando o contato dos cabos com agentes externos, por exemplo, poeira ou umidade. Os fios protegidos mantêm as pessoas, crianças e animais domésticos afastados da passagem elétrica ativa, prevenindo acidentes.
A caixa de passagem também serve para organizar a distribuição de fios e cabos quando é necessário mudar o seu direcionamento, permitir o acesso à instalação elétrica ou derivar uma instalação para outros ambientes, facilitando sua posterior manutenção.
-
Quando utilizar:
As caixas de passagem podem ser utilizadas nos mais diversos projetos de instalação elétrica, garantindo segurança e qualidade. Elas estão presentes em projetos residenciais, comerciais e industriais.
Segundo a Norma 5410, sua utilização é obrigatória em certas partes do projeto. Além do uso obrigatório, ela pode ser utilizada em situações onde seja necessária maior segurança.
Por exemplo, locais onde a fiação não possa estar exposta, para evitar choques elétricos ou onde haja fiações que correm o risco de superaquecer, evitando, assim, o risco de incêndios.
Em resumo, é sempre bom utilizar as caixas de passagem para evitar riscos futuros.
-
Onde é obrigatório utilizar:
A instalação de caixa de passagem nas obras e construções é regulamentado segundo a Norma Brasileira Regulamentadora 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, responsável pela regulamentação referente à utilização de eletrodutos e caixas de passagem.
Por isso, é fundamental que o responsável pela obra esteja atento às situações onde é exigido a instalação das caixas de embutir, garantindo que elas estejam presentes ao menos nessas situações a seguir:
O uso da caixa de passagem elétrica é obrigatório em pontos de emenda ou derivação de condutores;
Também é obrigatório instalar as caixas de passagem do tipo correspondente em pontos de tubulação onde há entrada ou saída de condutores (exceto nos pontos de transição para a linha em eletrodutos);
As caixas de passagem também têm o seu uso obrigatório na segmentação de tubulações.
-
Vantagens da utilização:
As caixas de passagem elétricas oferecem muitas vantagens quando são utilizadas nos projetos.
Uma das vantagens é a possibilidade de reparo e manutenção de forma mais ágil, já que os fios estão reunidos em um único ponto, o que facilita o acesso ao eletricista.
A centralização dos fios em pontos de fácil acesso, permitindo uma melhor organização da instalação elétrica, o que também auxilia em futuras manutenções na instalação.
O seu uso também ajuda a preservar a vida útil dos cabos por mais tempo, já que eles ficam ocultos, longe da ação de agentes externos.
- Estoque: Esgotado
- Modelo: 7347
- Peso: 1.20kg
- Dimensões: 33.00cm x 23.00cm x 14.00cm